Vivendo ...

"Todo o homem saudável consegue ficar dois dias sem comer - sem a poesia, jamais."

Charles Baudelaire

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O curso do Rio

Lá estava ele, como sempre, seguindo a mesma direção. No meio de árvores de verde apaixonante e pedras de silêncio entediante, faz-se senhor das ações e dita o andamento da vida na mata. Seu destino final, o oceano, parece aguardar ansioso pelos seus mistérios e, ao mesmo tempo, revelações.
Hoje, eu pedi licença ao grande Rio e lancei nele todos os sentimentos de que dispunha: joguei nele todo o amor que sinto, assim como toda a tristeza que tem me corroído por dentro; joguei a felicidade em te-la por perto e também a vaidade de querer estar sempre certo; também se foram em suas águas claras a esperança, a descrença, a fé, o ceticismo... Eu fiquei livre de todo e qualquer sentimento! Senti uma ponta de tristeza, confesso, ao ver tudo sendo devorado pela correnteza, como simples barquinhos de papel. Mas já era tarde...
Saí da mata com um vazio que jamais sentira. Eu não portava nada que me desse um Norte, além da bússola na ponta da minha faca... Liguei pra ela... Mas, como o velho Rio e sua corrente, há quem esqueça o que ficou pra trás e apenas olhe pra frente.



Por Thiago Vieira

Um comentário: