Vivendo ...

"Todo o homem saudável consegue ficar dois dias sem comer - sem a poesia, jamais."

Charles Baudelaire

sábado, 23 de julho de 2011

Carta de despedida

Querida Charlotte,

há muito venho tentando lutar contra os preceitos da sociedade, os quais apenas através de palavras vazias e "leis do povo" mal forjadas dizem ser o meu caminho oposto ao seu.
A verdade, minha cara, é que ninguém te amou mais do que eu te amei e amo. Nem por um segundo dos últimos anos eu tive a menor dúvida disso. Quando você fraquejava, lá estava eu para ser o seu apoio, te mantendo de pé, ou até mesmo o seu monte de palha, para amenizar a sua queda.
Não vou me demorar... Sei que tens mais o que fazer e não podes perder tempo com este garoto bobo. Eu fui alertado por todos. Todos me mandaram desistir e voltar para Hamburgo, onde poderia dar prosseguimento ao meu teatro de marionetes com minha grande amiga Marianne. Mas eu não quis. Eu precisa ouvir de você que não havia mais volta e por isso esperei.
Quando o mensageiro retornou e disse que em breve eu teria uma resposta sua ao meu convite para jantar, senti-me renovado e esperançoso. Passou-se uma hora e nada. A segunda hora foi mais veloz. Quando menos percebi, já haviam se passado seis! Retornei o mensageiro, não uma, mas tês vezes! Sem retorno... Você nem mesmo atendeu o jovem Siegfried, que, com pena de mim, mal pode aceitar seu pagamento.
Estou partindo. Não mais verás o meu rosto pálido ou minhas mãos trêmulas. Minha voz rouca não mais encherá os seus ouvidos. Minha lembrança, em breve, cairá no esquecimento.
Eu podia viver sem nada, Lotte. Sem o seu amor, que me alimentou todo esse tempo, sem seu calor, que me fez suportar o inverno assassino e até mesmo sem os seus beijos, doces e entorpecentes como os vinhos italianos... Mas não viver com o seu desprezo. Precisei chegar aqui, no fundo, para ver que não posso mais cair.
Queime esta carta ou rasgue-a! Seja feliz da maneira que lhe convém!

Com o maior desapontamento do mundo,

W.

Por Thiago Vieira

3 comentários:

  1. Caindo, aprendi a levantar. Apanhando, aprendi a bater. Sofrendo, aprendi a amar. Perdendo, aprendi a valorizar o que é novo ... Os novos ventos trazem a bendita "felicidade" ...

    ResponderExcluir
  2. Leia e entenda essa citação abaixo :

    "E eu, finalmente, deixei de ter pena de mim por estar sem você e passei a ter pena de você por estar sem mim. Coitado."

    ResponderExcluir