Vivendo ...

"Todo o homem saudável consegue ficar dois dias sem comer - sem a poesia, jamais."

Charles Baudelaire

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Desistência



Sinônimo de medo e covardia,
Contempla aqueles coitados – pobres! –
Que, por não se sentirem nobres,
Escondem a face do brilho da luz do dia.

Vivem em cavernas de histeria,
Iluminados pela chama da mentira,
Da qual tudo o que se retira
É o ingresso para um mundo de fantasia.

Lá, não evoluem; não lutam!
Aprendem que não existe felicidade;
Que, para ela, passaram da idade!
E, ainda que angustiados, não a disputam...

Ao deixar horrendo buraco,
Vi-me no mundo de feras perdido
E demorei a notar o quão estava iludido.
Eu fui apenas mais um fraco...

Não tardei em arriscar os primeiros passos
E seguir, finalmente, na direção oposta,
Deixando para trás a tristeza imposta
Ao desatar – que me prendiam – os últimos laços.

Diante da primeira provação,
Atravessei mares e escaei montanhas,
Sentindo intensamente cada batida de coração
Que bombeia vida novamente em minhas entranhas.

No fundo de cada oceano explorado
E no cume de cada cordilheira,
o prêmio mais que esperado:
A certeza de que resta-me ainda uma vida inteira.


Por Thiago Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário